Super Nintendo (SNES)

Super Nintendo Entertainment System






Super Nintendo Entertainment System, (também conhecido como o Super NES, SNES ou Super Nintendo, em português Super Sistema de Entretenimento Nintendo) é um console de videogame de 16 bits desenvolvido pela Nintendo que foi lançado em 1990 no Japão, 1991 nos Estados Unidos, 1992 na Europa e Australásia (Oceania) e América do Sul em 1993. No Japão, o sistema é chamado de Super Famicom (Sūpā Famikon), oficialmente, adotando o nome abreviado do seu antecessor, o Famicom), ou SFC para breve. Na Coréia do Sul, é conhecida como a Super Comboy e foi distribuído pela Hyundai Electronics. Embora cada versão é essencialmente o mesmo, várias formas de bloqueio regional impedem as diferentes versões sejam compatíveis entre si.

O Super Nintendo Entertainment System é o segundo home console da Nintendo, o Nintendo Entertainment System (NES) foi o primeiro. O console apresentou gráficos avançados e recursos de som em comparação com outros consoles na época. Além disso, o desenvolvimento de uma variedade de chips de aprimoramento (que foram integrados em placas de circuito) ajudou a mantê-lo competitivo no mercado. Enquanto brutos gráficos tridimensionais raramente tinham sido vistos antes em consoles domésticos, utilizando o chip Super FX começando com Star Fox em 1993, o SNES foi capaz de rodar jogos com o mais suave e mais detalhados gráficos tridimensionais, que era anteriormente possível. Isso despertou interesse mais difundido em gráficos de polígono na indústria, ajudando a inaugurar em gráficos 3D, como pode ser visto na quinta geração de consoles de videogame.

O SNES foi um sucesso mundial, tornando-se o console mais vendido da época apesar de seu início relativamente tardio e a competição feroz que enfrentou na Europa e América do norte. O SNES permaneceu popular até a era de 32 bits e continua a ser popular entre os fãs, colecionadores, retro gamers e entusiastas de emulação, alguns dos quais ainda estão fazendo imagens ROMhomebrew. O sucesso de sua venda foi superior a 50 milhões de unidades por todo o mundo. O SNES foi oficialmente descontinuado em setembro de 1999 nos Estados Unidos, e em setembro de 2003, no Japão.



Tudo começou quando a NEC decidiu competir com o famoso NES. Sendo assim, lançou o videogame TurboGrafx-16 em Outubro de 1987. Já a SEGA, lançou o videogame Mega Drive em 1988. Como os dois videogames tinham processadores de 16-bits, mais avançados que o famoso NES, a Nintendo decidiu unir as forças para lançar um videogame com novo sistema, sendo assim o sucessor do Nintendo (Famicom no Japão) batizado com o nome de Super Nintendo (Super Famicom no Japão).

Fora lançado ao fim de 1990 no Japão, nos EUA em Novembro de 1991 e depois em 1992 na Europa. A versão européia do console (lançado em 1992) é visualmente idêntica ao modelo japonês. O controle também é praticamente idêntico, com botões coloridos. Porém na Europa o sistema de cores do console é PAL, enquanto no Japão e Estados Unidos é NTSC.

No Brasil, chegou oficialmente apenas em 30 de agosto de 1993, fabricado pela Playtronic (uma joint-venture entre duas empresas, a Gradiente e a Estrela), representante oficial da Nintendo no país na época. Já em versão transcodificada para PAL-M. Inclusive sendo fabricado por muitos anos em Manaus, até a saída da Gradiente do ramo, em 2003.

A Nintendo garantiu seu sucesso no Japão especialmente por manter velhos parceiros, como Capcom, Konami, Tecmo, Square, Koei, Midway e Enix, que mantinham a exclusividade da Nintendo de séries como Mega Man, Final Fantasy e Dragon Quest. Nos Estados Unidos, o Super NES começou cambaleando, mas logo ultrapassou em vendas seu principal concorrente, o Mega Drive, graças a jogos como Super Mario World, The Legend of Zelda: A Link to the Past, Street Fighter 2, Super Metroid, Mortal Kombat, e os jogos das séries Final Fantasy, Dragon Quest e Donkey Kong Country, consolidando-se, assim, como o maior nome da era 16-bits.

O Super NES e Super Famicom foram lançados com apenas alguns jogos, mas esses jogos foram bem recebidos no mercado. No Japão, apenas dois jogos. Os dois jogos no lançamento foram Super Mario World e F-Zero. O primeiro, estrelado pelo mascote Mario, costumava acompanhar o console nas vendas e contabilizou 20 milhões de cópias. O segundo contabilizou 2,85 milhões e deu início a mais uma série da Nintendo. Na América do Norte, Super Mario World e outros títulos iniciais incluindo F-Zero, Pilotwings (ambos demonstraram a capacidade de renderização pseudo-3D do console "Mode 7", sendo o ultimo com auxílio de um chip co-processador de nome DSP-1, o mesmo usado em Super Mario Kart), SimCity e Gradius III.

O Super NES foi sucedido pelo Nintendo 64 em 1996.

Versões do Snes


Versão Japonesa (Super Famicom 1990)

Versão Americana 1991


Versão Européia 1992

Super Famicom Jr 1997

SNES Baby 1997

Super Nintendo Satellaview





O Satellaview é um periférico que funcionava como um modem via satélite para o sistema Super Famicom da Nintendo que foi lançado em Japão em 1995. Disponível para pedidos de pré-lançamento a partir de 13 de fevereiro de 1995, o Satellaview vendido no ramo para entre ¥14,000 e 18.000.

O nome "Satellaview" acredita-se originar da fusão das palavras Satellite+view (Satélite + Visão). Entretanto, o nome completo do console raramente é usado, sendo mais conhecido como BS-X; sendo que BS significa Broadcast Satellaview (Satellaview Difundido), e X significa "desconhecido" ou "sem nome".

Parece que em algum lugar da internet, alguém começou a chamá-lo de "Bandai" Satellaview, e a maioria dos sites atuais se referem a ele assim, mas não há nem sinal do logo da Bandai ou qualquer tipo de documentação com o nome da empresa, ou mesmo a própria interface de BIOS.

Os títulos para BS-X se dividiam em várias categorias:
Lançamentos exclusivos, continuações em séries famosas disponíveis apenas no BS-X; elas ainda são exclusivas, porque nunca foram relançadas.
Relançamentos idênticos aos cartuchos normais de jogos do Super Famicom, exceto o formato desenvolvido para ser distribuído por satélite.
Remakes de antigos jogos de Famicom, extremamente melhorados, como nos casos do BS Zelda e BS Mario ExciteBike
Títulos de Super Famicom remixados também foram lançados, como no caso de BS Zelda: Kodai no Sekiban
Criações originais; havia uma porção de jogos de BS-X que não faziam parte de nenhuma série de sucesso.

Independente do jogo lançado, eles eram distribuídos em servidores que ficavam online por semanas ou mesmo dias, normalmente divididas em quatro partes. Alguns jogos tinham fases extras que iam além do jogo original, como BS Zelda "~Map2~" (o único nome conhecido), o qual incluía nove dungeons completamente novas, além das nove já existentes no primeiro BS Zelda distribuído. Entretanto, a save de um jogador não poderia ser usada nos novos mapas, e assim como no The Legend of Zelda's "Second Quest", o jogador tinha que começar do zero.

O sistema vinha no mínimo com:
Adaptador Satellaview, encaixado no fundo do Super Famicom e plugado na (anteriormente inútil) porta de expansão;
Bracket em formato de L, que energizava o Satellaview através do Super Famicom;
Cartucho de Aplicações "BS-X : Soreha namae o nusumareta machi no monogatari" (traduz-se como A História da Cidade Onde Os Nomes Foram Roubados)

Essa aplicação era um jogo na verdade. O jogador escolhia o nome e sexo, e caminhava pela cidade, sendo que cada casa ou loja na cidade era um link direto para um jogo em particular, que estaria carregado e pronto para jogar, caso o jogador escolhesse aquela construção.

O sistema deluxe continha o básico mais:
8 Mega-bits Cartão de Memória – (jogos baixados eram salvos nesse cartão, se estivesse encaixado)

A base do BS-X continha uma memória própria, mas não era muito (cerca de 512KB) então para jogos maiores, ou para vários jogos serem salvos de uma vez, um Cartão de Memória deveria ser comprado, senão a data antiga seria apagada.

O BS-X foi desenvolvido e lançado pela Nintendo, e St. GIGA foi responsável pelo servidor de arquivos e manutenção de outras coisas após cada jogo ser lançado.

Os 10 jogos mais vendidos


1. Super Mario World 20,6 milhões

2. Super Mario All-Stars 10,55 milhões

3. Donkey Kong Country 9,3 milhões

4. Super Mario Kart 8,76 milhões

5. Street Fighter II: The World Warrior 6,3 milhões

6. Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest 5,15 milhões

7. The Legend of Zelda: A Link to the Past 4,61 milhões

8. Super Mario World 2: Yoshi's Island 4,12 milhões

9. Street Fighter II' Turbo: Hyper Fighting 4,1 milhões

10. Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble! 3,51 milhões

Dados Técnicos

CPU: Western Design Center Frequência de clock:1.79MHz, 2.68MHz ou 3.58 MHz (variável)
GPU: Ricoh 5C77-01 e 5C78-03 Frequência de clock:2.56 MHz 16 bits
  • Memória de vídeo (Video RAM): 64 KB
  • Resolução: 512 pixels x 448 pixels; 256 x 224
  • Paleta de cores: 32768 (15-bit)
  • Número máximo de cores na tela: 256
  • Tamanho máximo dos sprites: 128 x 128 pixels
  • Número máximo de sprites na tela: 128 sprites
  • O SNES Trabalhava com duas PPUs
  • Mode 7
Áudio: Sony Canais de áudio:8
  • 8-Bit para controlar a DSP – clock 1.024MHz
  • Memória de som (Audio RAM): 0.5 Megabit (64 KB)
  • PCM (Pulse Code Modulator): 16-Bit
  • Som estéreo digital
  • Frequencia de Amostragem: 32000
Mídia: Cartucho Capacidade 4Mb+
Memória RAM: 1 Megabit (128KB) 








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