PC Engine (TurboGrafx-16)

PC Engine


TurboGrafx-16, conhecido no Japão como PC Engine, é um console de videogame lançado em 1987 pela NEC e Hudson Soft.




Em 1987 surgia no Japão o PCE, um console super compacto (quase do tamanho de um disc-man) de cor branca e de grande potencial se comparado aos seus concorrentes, com uma capacidade gráfica bastante superior e o primeiro videogame estéreo lançado. Feito através da união da poderosa companhia japonesa multinacional de componentes eletrônicos NEC (Nippon Electric Company) com a softhouse Hudson Soft (que desde 2005 tem a Konami como proprietária majoritária), que já lançava games para outros consoles e computadores japoneses (clássicos como Bomberman, Adventure Island e Bonk), o console logo caiu nas graças dos gamers nipônicos.


A Hudson Soft, uma empresa relativamente jovem, fundada em 1973, lançava vários jogos para a Nintendo, e até tentou um acordo com a empresa de lançar chips gráficos avançados, mas a Big N não curtiu muito a ideia e não houve acordo nenhum (algo similar aconteceria anos depois quando a Nintendo rejeitaria o projeto da Sony para um CD-Rom para o SNES). Foi aí que a Hudson se juntou a NEC e juntas resolveram abocanhar uma fatia do lucrativo mercado de videogames. Todo o projeto do PCE foi feito pela Hudson Soft enquanto a NEC cuidava da distribuição do aparelho.



Após seu lançamento no Japão e sua aceitação nesse país, foi lançado em 1988 nos Estados Unidos batizado de Turbo Grafx-16. Apesar do TG-16 ser mais potente que seus concorrentes atuais (Master System e NES) teve pouca aceitação do público americano.


Embora seja considerado um console de 16 bits, seu CPU principal é de 8 bits e sua PPU (Picture Processing Unit - responsável pelos gráficos) é que é de 16 bits. Os jogos eram distribuídos em cartões de memória chamados de HuCard (ou TurboChip nos EUA) e eram praticamente do mesmo tamanho de uma cartão de crédito.



O PC Engine foi também o primeiro console a utilizar um leitor de CD-ROM. Possibilitado por um acessório era vendido separadamente, lançado como PC-Engine CD-ROM no Japão em abril de 1988 e TurboGrafx-CD nos EUA, proporcionava músicas digitais, vozes e animações de melhor qualidade.


O último upgrade lançado para o PC Engine foi o Arcade Card, um cartão de memória que aumentava a memória RAM e permitia a leitura de jogos mais complexos. Esse cartão foi utilizado principalmente em conversões de jogos do Neo Geo (Art of Fighting e Fatal Fury Special).


Outras Versões

A NEC lançou diversas versões do PC Engine. Entre elas estão o Core Grafx, Core Grafx II, PC Engine Shuttle e o PC Engine LT. O PC Engine LT, do mesmo tamanho do Core Grafx, acompanha uma tela de cristal liquído acoplada no próprio console, permitindo até mesmo que o CD-ROM fosse encaixado nele.

Core Grafx

Core Grafx 2

 PC Engine Shuttle


PC Engine LT

Dados técnicos
CPU: Processador 8 Bits
RAM: Memória 8K + 64Kgx
ROM: CD - ROM 64K (256K usando o cartão Super CD e 2MB usando o cartão Arcade CD)
Áudio: 6 canais 
Resolução: 256×239 e 565×242
  • Paleta de Cores: Total de 512 com 482 simultâneas
  • Número de Sprites 64
  • Tamanho de Sprite 16 x 16
Recomendo a leitura Gamehall A Historia do PC Engine





   





     




Nenhum comentário