PC Engine SuperGrafx

PC Engine SuperGrafx





O PC Engine SuperGrafx , também abreviado como SuperGrafx ou PC Engine SG, é um console de videogame da NEC Home Electronics, lançado exclusivamente no Japão. É uma versão atualizada do PC Engine, lançado dois anos antes.

Originalmente anunciado como PC Engine 2, a máquina supostamente era um sistema de 16 bits com recursos gráficos e de áudio aprimorados em relação ao PC Engine original. Com previsão de lançamento em 1990, o SuperGrafx foi levado às pressas para o mercado, estreando vários meses antes, no final de 1989, com melhorias apenas modestas em relação ao PC Engine original.

Apenas seis jogos de varejo foram produzidos, aproveitando o hardware melhorado do SuperGrafx, e um deles poderia ser jogado em um PC Engine regular. No entanto, o SuperGrafx é retrocompatível com todos os softwares do PC Engine no formato HuCard e CD-ROM² , elevando o total de softwares compatíveis para quase 700. Devido a sua falha comercial, nenhum dos aprimoramentos de hardware adicionados foi transferido para o PC posterior Consoles Duo do motor .


Comparado com o PC Engine, o SuperGrafx tem quatro vezes a quantidade de RAM ativa para o processador principal e um segundo chip de vídeo com sua própria RAM de vídeo. Também está incluído um chip controlador de prioridade, que permite que a saída de ambos os chips de vídeo seja combinada de várias maneiras . O SuperGrafx tem suporte para duas camadas de fundo de rolagem independentes, como o Mega Drive, em oposição à camada única do PC Engine.

É um equívoco muito comum que os recursos extras de hardware de vídeo estavam sobrecarregando a CPU do sistema, e é frequentemente citada como a principal razão pela qual poucos jogos foram desenvolvidos para o sistema. Na realidade, apesar de ter o mesmo CPU que o PC Engine, o SuperGrafx é mais do que capaz de acompanhar os novos aprimoramentos gráficos, já que a maior parte da carga de trabalho é tratada pelos VDPs.


Um acessório de destaque foi o "Power Console", projetado para adicionar um jugo , acelerador e teclado completos ao SuperGrafx, deslizando por todo o console. Além de um protótipo, nenhum Power Console foi produzido.

Como o SuperGrafx foi produzido e comercializado como um modelo de PC Engine atualizado e não como uma nova plataforma, ele era compatível com o PC Engine HuCards padrão, além do seu próprio. No entanto, HuCards específicas-SuperGrafx eram caros em comparação com HuCards padrão, em alguns casos, se aproximando tanto quanto $ 110 USD no varejo.

O SuperGrafx também é compatível com o complemento do sistema de CD-ROM² (através do adaptador ROM²), bem como com o add-on Super CD-ROM². Não foram produzidos jogos no formato CD-ROM² que tirassem proveito dos recursos adicionais do SuperGrafx.


Os 6 jogos do SuperGrafx


Aldynes 1991
1941: Counter Attack 1990
Battle Ace 1989
Valkyrie no Densetsu 1989
Ghouls'n Ghosts 1988
Madōō Granzort

Dados Técnicos

Processador: HuC6280A de 8 bits rodando a 1,79 ou 7,16 MHz (comutável por software)
Memória RAM: 32KB de RAM de trabalho e 128KB (64KB por VDC de HuC6270A)RAM de vídeo
Áudio: Wavetable Synthesis frequência de 111,87 kHz
Mídia:  HuCard e CD-ROM²




Nenhum comentário